ATA DA REUNIÃO CONDOMÍNIO GUIMARÃES ROSA B.
Data: 22/05/09 às 20hs - Local: Salão de Festas
Presentes (conforme lista de Presença):
Síndico:
Sr. Luiz Alfredo Carmo – Bl. 11 – ap. 12
Comissão de moradores: Conselheiros:
Márcio André Arruda – Bl. 18 – ap. 13 Clayton Almeida Santos – Bl. 07 – ap. 22
Rubem Trancoso da Silva – Bl. 08 – ap. 23 Tazir Cotti – Bl. 06 – ap. 44
Silvio Alves da Silva – Bl. 17 – ap. 22
Fábio Luis Costa – Bl. 18 – ap. 22
Haroldo de Almeida – Bl. 19 – Ap. 21
Subsíndicos: Moradores:
Flávia França – Bl. 18 – ap. 42 Eduardo – Bl. 17 – ap. 51
Sérgio Luiz Atico – Bl. 01 – ap. 82
Paulo Fernandes – Bl. 13 – ap. 74
Assuntos tratados na reunião:
Primeiramente o Sr. Márcio da comissão de moradores, informou que após a aprovação da última Assembléia realizada, vários moradores fizeram comentários acerca dos problemas do Condomínio.
Diante disso, alguns moradores constituíram a comissão para analisar os documentos do Condomínio, antes de tecerem qualquer comentário acerca de qualquer assunto do Condomínio.
O Sr. Márcio informou ainda que a presente reunião será apenas para mostrarem aos presentes todos os pontos levantados e não para buscar culpados, já que a presença de todos é para o bem do Condomínio.
Não obstante a convocação ter sido feita a todos os subsíndicos e conselheiros, houve ausência de boa parte dessas pessoas.
Seguindo os trabalhos, o Sr. Márcio apresentou aos presentes cópia dos questionamentos e respostas apresentadas pelo Síndico, referentes aos pontos levantados nas análises das pastas do Condomínio.
Ficou esclarecido pela comissão que a reunião não é para decisão de nenhum ponto, e sim para apresentação dos pontos e soluções ao bom andamento e funcionamento do Condomínio, sendo certo que, qualquer assunto de interesse dos demais moradores, seriam oportunamente levados para aprovação da Assembléia de moradores.
O Sr. Márcio agradeceu toda a atenção que o Sr. Luiz dispensou a comissão durante todo o período de análise dos documentos, onde gentilmente atendeu a todos.
Os pontos são:
1) Contrato Dubhay:
· A comissão pediu ao Sr. Luiz que informasse como se deu a contratação da empresa DUBHAY. O Síndico então apresentou os motivos que lavaram a contratação da empresa DUBHAY, que em resumo foi a “quebra” do Grupo FORT que deixou todos os funcionários sem qualquer amparo. Diante desse fato, o Sr. Luiz buscou então outras empresas no mercado, sendo que somente a empresa DUBHAY se propôs a continuar com os funcionários do Grupo FORT. Há que se considerar ainda que com esta contratação houve uma redução de 50% (cinqüenta por cento) nas verbas trabalhistas que o Condomínio, por seu solidário na contratação, estaria sofrendo em ações trabalhistas, sendo que em todas as ações trabalhistas ocorreram acordos que foram pagos pelo Condomínio em 15 (quinze) parcelas.
· O Sr. Luiz informou também que os funcionários do Grupo FORT foram assumidos pela DUBHAY, antes dos acordos trabalhistas serem firmados.
· A comissão informou a todos presentes que a empresa DUBHAY tem como sócios pessoas ligadas diretamente à administradora AZZI e que foi constituída após a assinatura do contrato com o Condomínio.
· O Sr. Luiz informou que a DUBHAY foi criada para atender o nosso Condomínio e outros na falência do Grupo FORT, motivo pelo qual o contrato foi assinado com cláusulas de irrevogabilidade e irretratabilidade.
· O Sr. Luiz informou ainda que os funcionários da DUBHAY estão recebendo seus rendimentos em dia.
· Quanto ao Grupo FORT, o Sr. Luiz informou que o Condomínio recolheu diretamente os últimos encargos dos funcionários para que fossem então transferidos para a DUBHAY, mas esses valores nunca foram reembolsados pelo Grupo FORT e estão sendo cobrados por meio de ação judicial específica em andamento.
· Todos os presentes concluíram que houve falha da administradora AZZI e do Condomínio na condução com a contratação do Grupo FORT, onde faltou fiscalização e má administração pela AZZI.
· Atualmente, dos antigos funcionários do Grupo FORT, existe somente duas ações trabalhistas em andamento, que inclui o Condomínio no pólo passivo da ação.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
a) É importante verificar a possibilidade de mudança da DUBHAY, pois a mesma está ligada diretamente à AZZI e isso não é bom para o Condomínio;
b) O Sr. Luiz (e qualquer pessoa) poderá buscar orçamentos de outras empresas, para que sejam apresentados em reuniões futuras, para apreciação das bases apresentadas.
c) A aprovação da substituição da DUBHAY será objeto de Assembléia a ser convocada para este fim.
2) Apresentação dos Balancetes:
· Ficou esclarecido a todos presentes que os balancetes apresentados mensalmente pela AZZI contém “erros” de classificação de contas contábil. O Sr. Luiz informou que já vem solicitando a AZZI a correção da forma de apresentação dos balancetes.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
- O Síndico irá cobrar novamente a AZZI para apresentação de forma mais clara das informações dos balancetes, a fim de evitar dúvidas aos moradores.
Data: 22/05/09 às 20hs - Local: Salão de Festas
Presentes (conforme lista de Presença):
Síndico:
Sr. Luiz Alfredo Carmo – Bl. 11 – ap. 12
Comissão de moradores: Conselheiros:
Márcio André Arruda – Bl. 18 – ap. 13 Clayton Almeida Santos – Bl. 07 – ap. 22
Rubem Trancoso da Silva – Bl. 08 – ap. 23 Tazir Cotti – Bl. 06 – ap. 44
Silvio Alves da Silva – Bl. 17 – ap. 22
Fábio Luis Costa – Bl. 18 – ap. 22
Haroldo de Almeida – Bl. 19 – Ap. 21
Subsíndicos: Moradores:
Flávia França – Bl. 18 – ap. 42 Eduardo – Bl. 17 – ap. 51
Sérgio Luiz Atico – Bl. 01 – ap. 82
Paulo Fernandes – Bl. 13 – ap. 74
Assuntos tratados na reunião:
Primeiramente o Sr. Márcio da comissão de moradores, informou que após a aprovação da última Assembléia realizada, vários moradores fizeram comentários acerca dos problemas do Condomínio.
Diante disso, alguns moradores constituíram a comissão para analisar os documentos do Condomínio, antes de tecerem qualquer comentário acerca de qualquer assunto do Condomínio.
O Sr. Márcio informou ainda que a presente reunião será apenas para mostrarem aos presentes todos os pontos levantados e não para buscar culpados, já que a presença de todos é para o bem do Condomínio.
Não obstante a convocação ter sido feita a todos os subsíndicos e conselheiros, houve ausência de boa parte dessas pessoas.
Seguindo os trabalhos, o Sr. Márcio apresentou aos presentes cópia dos questionamentos e respostas apresentadas pelo Síndico, referentes aos pontos levantados nas análises das pastas do Condomínio.
Ficou esclarecido pela comissão que a reunião não é para decisão de nenhum ponto, e sim para apresentação dos pontos e soluções ao bom andamento e funcionamento do Condomínio, sendo certo que, qualquer assunto de interesse dos demais moradores, seriam oportunamente levados para aprovação da Assembléia de moradores.
O Sr. Márcio agradeceu toda a atenção que o Sr. Luiz dispensou a comissão durante todo o período de análise dos documentos, onde gentilmente atendeu a todos.
Os pontos são:
1) Contrato Dubhay:
· A comissão pediu ao Sr. Luiz que informasse como se deu a contratação da empresa DUBHAY. O Síndico então apresentou os motivos que lavaram a contratação da empresa DUBHAY, que em resumo foi a “quebra” do Grupo FORT que deixou todos os funcionários sem qualquer amparo. Diante desse fato, o Sr. Luiz buscou então outras empresas no mercado, sendo que somente a empresa DUBHAY se propôs a continuar com os funcionários do Grupo FORT. Há que se considerar ainda que com esta contratação houve uma redução de 50% (cinqüenta por cento) nas verbas trabalhistas que o Condomínio, por seu solidário na contratação, estaria sofrendo em ações trabalhistas, sendo que em todas as ações trabalhistas ocorreram acordos que foram pagos pelo Condomínio em 15 (quinze) parcelas.
· O Sr. Luiz informou também que os funcionários do Grupo FORT foram assumidos pela DUBHAY, antes dos acordos trabalhistas serem firmados.
· A comissão informou a todos presentes que a empresa DUBHAY tem como sócios pessoas ligadas diretamente à administradora AZZI e que foi constituída após a assinatura do contrato com o Condomínio.
· O Sr. Luiz informou que a DUBHAY foi criada para atender o nosso Condomínio e outros na falência do Grupo FORT, motivo pelo qual o contrato foi assinado com cláusulas de irrevogabilidade e irretratabilidade.
· O Sr. Luiz informou ainda que os funcionários da DUBHAY estão recebendo seus rendimentos em dia.
· Quanto ao Grupo FORT, o Sr. Luiz informou que o Condomínio recolheu diretamente os últimos encargos dos funcionários para que fossem então transferidos para a DUBHAY, mas esses valores nunca foram reembolsados pelo Grupo FORT e estão sendo cobrados por meio de ação judicial específica em andamento.
· Todos os presentes concluíram que houve falha da administradora AZZI e do Condomínio na condução com a contratação do Grupo FORT, onde faltou fiscalização e má administração pela AZZI.
· Atualmente, dos antigos funcionários do Grupo FORT, existe somente duas ações trabalhistas em andamento, que inclui o Condomínio no pólo passivo da ação.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
a) É importante verificar a possibilidade de mudança da DUBHAY, pois a mesma está ligada diretamente à AZZI e isso não é bom para o Condomínio;
b) O Sr. Luiz (e qualquer pessoa) poderá buscar orçamentos de outras empresas, para que sejam apresentados em reuniões futuras, para apreciação das bases apresentadas.
c) A aprovação da substituição da DUBHAY será objeto de Assembléia a ser convocada para este fim.
2) Apresentação dos Balancetes:
· Ficou esclarecido a todos presentes que os balancetes apresentados mensalmente pela AZZI contém “erros” de classificação de contas contábil. O Sr. Luiz informou que já vem solicitando a AZZI a correção da forma de apresentação dos balancetes.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
- O Síndico irá cobrar novamente a AZZI para apresentação de forma mais clara das informações dos balancetes, a fim de evitar dúvidas aos moradores.
3) Administração da AZZI:
· Foi apresentado a todos as considerações da comissão no que tange a administração que está sendo feita pela AZZI, bem como a falta de um meio de comunicação direta com os representantes dessa administradora.
· O Sr. Luiz informou que não assinou nenhum documento referente a “conta garantida” cedida pela AZZI ao Condomínio e que todas as despesas do Condomínio só são pagas quando autorizadas por ele.
· O Sr. Luiz informou também que AZZI entrega as pastas já prontas a ele, e não faz nenhuma reunião para explicar detalhadamente o conteúdo de cada pasta.
· A comissão informou que nos levantamentos feitos, constatou-se que a AZZI vem cobrando mensalmente uma taxa de 2% sobre acordos amigáveis, sendo que este serviço já estaria no escopo do contrato, não sendo correto essa cobrança feita ao Condomínio.
· O Sr. Luiz informou que não existe nenhuma ação judicial em face da administradora AZZI, para apuração das suas responsabilidades na administração da contratação do Grupo FORT.
· A comissão apresentou alguns orçamentos de outras administradoras, cujos valores estão abaixo do que atualmente pagamos para AZZI.
· A comissão informou a todos que, segundo informação do Sr. Ricardo da Sololar, o CNPJ do Condomínio deverá sair em no máximo 90 (noventa) dias.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
a) O Sr. Luiz irá providenciar outros orçamentos, inclusive da própria AZZI, para apresentação em reunião específica de moradores. Após esta primeira apresentação, as melhores propostas serão levadas para apreciação de uma Assembléia Geral Extraordinária, para aprovação da substituição ou não da AZZI.
b) A comissão irá apresentar ao Sr. Luiz um resumo dos orçamentos já levantados, a fim de constar todos os itens para apresentação de orçamentos uniformes;
c) Até o término dos trabalhos de levantamento de outros orçamentos e convocação da Assembléia, o CNPJ já terá sido emitido, o que facilitará a contratação de qualquer outra administradora;
d) Ficou combinado entre os presentes que todas as empresas que apresentarão os orçamentos devem ser levadas para uma reunião específica, para que apresentem as suas propostas;
e) Após a realização dessas reuniões com as administradoras, será escolhida pelo menos três dessas empresas, com as melhores propostas, que será levada para aprovação final da Assembléia.
f) A aprovação da substituição da administradora será objeto de Assembléia a ser convocada para este fim.
4) CONNECT (internet):
· Foi informado que a CONNECT vem utilizando energia elétrica do Condomínio, sem qualquer reembolso desses custos ao Condomínio.
· O Sr. Luiz informou que já está tomando as providências para auferir o real consumo de energia elétrica da CONNECT, a fim de fazer as devidas cobranças.
· O Sr. Luiz informou também que a CONNECT não tem nenhum seguro para eventuais danos que venham a ser causados ao Condomínio ou a seus moradores, e que os únicos benefícios que a CONECT dá ao Condomínio é a utilização de um ponto de internet instalado na sala da administração e a doação de um computador ao Condomínio, doação essa feita sem nenhuma documentação.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrados entre os presentes que:
a) O Sr. Luiz irá tentar reaver as bases do contrato com a CONNECT, a fim de buscar maiores benefícios ao Condomínio.
b) O Márcio, da comissão de moradores, ira apresentar ao Síndico um modelo de contrato a ser apresentado à Connect.
· Foi apresentado a todos as considerações da comissão no que tange a administração que está sendo feita pela AZZI, bem como a falta de um meio de comunicação direta com os representantes dessa administradora.
· O Sr. Luiz informou que não assinou nenhum documento referente a “conta garantida” cedida pela AZZI ao Condomínio e que todas as despesas do Condomínio só são pagas quando autorizadas por ele.
· O Sr. Luiz informou também que AZZI entrega as pastas já prontas a ele, e não faz nenhuma reunião para explicar detalhadamente o conteúdo de cada pasta.
· A comissão informou que nos levantamentos feitos, constatou-se que a AZZI vem cobrando mensalmente uma taxa de 2% sobre acordos amigáveis, sendo que este serviço já estaria no escopo do contrato, não sendo correto essa cobrança feita ao Condomínio.
· O Sr. Luiz informou que não existe nenhuma ação judicial em face da administradora AZZI, para apuração das suas responsabilidades na administração da contratação do Grupo FORT.
· A comissão apresentou alguns orçamentos de outras administradoras, cujos valores estão abaixo do que atualmente pagamos para AZZI.
· A comissão informou a todos que, segundo informação do Sr. Ricardo da Sololar, o CNPJ do Condomínio deverá sair em no máximo 90 (noventa) dias.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
a) O Sr. Luiz irá providenciar outros orçamentos, inclusive da própria AZZI, para apresentação em reunião específica de moradores. Após esta primeira apresentação, as melhores propostas serão levadas para apreciação de uma Assembléia Geral Extraordinária, para aprovação da substituição ou não da AZZI.
b) A comissão irá apresentar ao Sr. Luiz um resumo dos orçamentos já levantados, a fim de constar todos os itens para apresentação de orçamentos uniformes;
c) Até o término dos trabalhos de levantamento de outros orçamentos e convocação da Assembléia, o CNPJ já terá sido emitido, o que facilitará a contratação de qualquer outra administradora;
d) Ficou combinado entre os presentes que todas as empresas que apresentarão os orçamentos devem ser levadas para uma reunião específica, para que apresentem as suas propostas;
e) Após a realização dessas reuniões com as administradoras, será escolhida pelo menos três dessas empresas, com as melhores propostas, que será levada para aprovação final da Assembléia.
f) A aprovação da substituição da administradora será objeto de Assembléia a ser convocada para este fim.
4) CONNECT (internet):
· Foi informado que a CONNECT vem utilizando energia elétrica do Condomínio, sem qualquer reembolso desses custos ao Condomínio.
· O Sr. Luiz informou que já está tomando as providências para auferir o real consumo de energia elétrica da CONNECT, a fim de fazer as devidas cobranças.
· O Sr. Luiz informou também que a CONNECT não tem nenhum seguro para eventuais danos que venham a ser causados ao Condomínio ou a seus moradores, e que os únicos benefícios que a CONECT dá ao Condomínio é a utilização de um ponto de internet instalado na sala da administração e a doação de um computador ao Condomínio, doação essa feita sem nenhuma documentação.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrados entre os presentes que:
a) O Sr. Luiz irá tentar reaver as bases do contrato com a CONNECT, a fim de buscar maiores benefícios ao Condomínio.
b) O Márcio, da comissão de moradores, ira apresentar ao Síndico um modelo de contrato a ser apresentado à Connect.
5) Contratos dos elevadores
· A comissão sugeriu ao Sr. Luiz a unificação de todos os contratos dos elevadores, tentando buscar uma redução dos custos, pois hoje há um contrato a cada dois blocos.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
- O Sr. Luis irá verificar a possibilidade de unificação dos contratos, a fim de tentar uma redução de custos.
6) Fornecedor de GÁS:
· A comissão informou a todos que o valor do Gás utilizado pelo Condomínio poderá ser reduzido, se a empresa prestadora for substituída.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
- O Sr. Luiz irá buscar orçamentos com outras empresas, para redução dos custos.
Por fim, após os debates dos pontos acima, ficou registrado pelos presentes que qualquer assunto envolvendo os pontos elencados acima, seriam tratados em reuniões específicas, a serem oportunamente convocadas, inclusive para apreciação das propostas e orçamentos de outras administradoras de condomínio.
Quanto às substituições da AZZI e DUBHAY, vamos somar os esforços, buscando orçamentos e novas propostas para apresentação em reuniões específicas que serão oportunamente levadas à aprovação do órgão máximo do Condomínio, que é a Assembléia Geral.
Como o nosso Condomínio tem muitos moradores (672 apartamentos), ficou registrado que, para evitar confusões ou outros problemas na Assembléia a ser convocada, haverá a necessidade de reuniões especificas, a ser realizadas a cada cinco blocos, apenas para apresentação das propostas e dos pontos que serão apreciados na Assembléia futura. Este procedimento será necessário para evitar tumultos que vem ocorrendo nas últimas Assembléias.
Firmam a presente ata todos os presentes, em 3 (três) vias, de igual teor e forma, para que produzam os efeitos legais.
Osasco, 22 de maio de 2009.
Luiz Alfredo Carmo
Síndico
Clayton Almeida Santos
Conselheiro
Tazir Cotti
Conselheira
Márcio André Arruda
Comissão de Moradores
Rubem Trancoso da Silva
Comissão de Moradores
Silvio Alves da Silva
Comissão de Moradores
Fábio Luis Costa
Comissão de Moradores
Haroldo de Almeida
Comissão de Moradores
Flávia França
Subsíndica
Sérgio Luiz Atico
Subsíndico
Paulo Fernandes
Subsíndico
· A comissão sugeriu ao Sr. Luiz a unificação de todos os contratos dos elevadores, tentando buscar uma redução dos custos, pois hoje há um contrato a cada dois blocos.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
- O Sr. Luis irá verificar a possibilidade de unificação dos contratos, a fim de tentar uma redução de custos.
6) Fornecedor de GÁS:
· A comissão informou a todos que o valor do Gás utilizado pelo Condomínio poderá ser reduzido, se a empresa prestadora for substituída.
Diante dos pontos apresentados, ficou registrado entre os presentes que:
- O Sr. Luiz irá buscar orçamentos com outras empresas, para redução dos custos.
Por fim, após os debates dos pontos acima, ficou registrado pelos presentes que qualquer assunto envolvendo os pontos elencados acima, seriam tratados em reuniões específicas, a serem oportunamente convocadas, inclusive para apreciação das propostas e orçamentos de outras administradoras de condomínio.
Quanto às substituições da AZZI e DUBHAY, vamos somar os esforços, buscando orçamentos e novas propostas para apresentação em reuniões específicas que serão oportunamente levadas à aprovação do órgão máximo do Condomínio, que é a Assembléia Geral.
Como o nosso Condomínio tem muitos moradores (672 apartamentos), ficou registrado que, para evitar confusões ou outros problemas na Assembléia a ser convocada, haverá a necessidade de reuniões especificas, a ser realizadas a cada cinco blocos, apenas para apresentação das propostas e dos pontos que serão apreciados na Assembléia futura. Este procedimento será necessário para evitar tumultos que vem ocorrendo nas últimas Assembléias.
Firmam a presente ata todos os presentes, em 3 (três) vias, de igual teor e forma, para que produzam os efeitos legais.
Osasco, 22 de maio de 2009.
Luiz Alfredo Carmo
Síndico
Clayton Almeida Santos
Conselheiro
Tazir Cotti
Conselheira
Márcio André Arruda
Comissão de Moradores
Rubem Trancoso da Silva
Comissão de Moradores
Silvio Alves da Silva
Comissão de Moradores
Fábio Luis Costa
Comissão de Moradores
Haroldo de Almeida
Comissão de Moradores
Flávia França
Subsíndica
Sérgio Luiz Atico
Subsíndico
Paulo Fernandes
Subsíndico
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